O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do Rio Grande do Sul realiza nesta quarta-feira Audiência Pública para tratar da redução das mortes no trânsito, às 8h30min, no Salão Bianconero, anexo à Fadisma. Outras audiências já foram realizadas pelo Cetran em Caxias do Sul, Santo Ângelo e Porto Alegre. Até julho, estão previstos encontros em Passo Fundo e Pelotas. As reuniões fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído por lei federal em 2018.
Família que perdeu a casa em incêndio precisa de material de construção
A caravana do Cetran pretende promover a discussão de metas nas regiões, com o objetivo de reduzir as mortes no trânsito. As pautas deliberadas serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Trânsito, que estabelecerá ações para o próximo ano. O documento deve ser lançado na Semana Nacional de Trânsito, em setembro deste ano.
À noite, a partir das 19h, serão divulgados os resultados de pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Segurança Cidadã (Nusec) da Fadisma, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Na sequência, os órgãos de segurança como Cetran-RS e representantes convidados da Polícia Rodoviária Federal, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Santa Maria e da Empresaria Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre apresentam os desafios da construção de um trânsito seguro.
Começam hoje as inscrições para o concurso da Polícia Federal
O evento da manhã é aberto ao público. Interessados em participar da programação à noite, precisam realizar inscrição prévia na Secretaria Geral da Fadisma.